sexta-feira, 5 de maio de 2017

Tentativa de ataque a Rússia



Míssil de teste norte-coreano que falhou atingiria a Rússia, diz jornal
 
04 de maio de 2017. 





Um jornal sul-coreano informou nesta semana que o míssil de médio alcance do mais fracassado teste balístico da Coreia do Norte iria atingir a Rússia, por isso acabou detonado em pleno voo.

O míssil KN-17 foi lançado da base aérea de Pukchang, ao norte de Pyongyang, por volta das 5h30 da manhã (hora local) do último dia 29, e teria sobrevoado de 30 a 50 quilômetros. Minutos depois, ele se desintegrou e caiu no Mar do Japão.

“O míssil não saiu do território norte-coreano”, afirmou o Comando Pacífico dos EUA (PACOM) depois de confirmar o lançamento.

De acordo com o jornal sul-coreano Seoul Economic Daily, oficiais norte-coreanos detonaram o míssil após constatarem os riscos dele atingir o território russo por acidente.

“No passado, disparávamos 89-90 graus para o leste, e o projétil caiu do Mar do Japão. Mas o ângulo deste tiro foi de 49 graus”, informou ao jornal sul-coreano uma fonte.

A informação vai ao encontro da preocupação externada horas após o lançamento pelo governo russo. O presidente do Comitê de Defesa e Segurança do Conselho da Federação, Viktor Ozerov, disse que as defesas russas estavam de prontidão na região leste do país.

“A Rússia está monitorizando com a maior atenção o que está acontecendo na Coreia do Norte. O sistema de defesa antimíssil no Extremo Oriente está em alerta máximo. Controlamos o espaço aéreo na zona de responsabilidade da Força Aérea da Federação da Rússia”, comentou.

Nesta semana, o presidente norte-americano Donald Trump teve uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin, na qual ficou acordado que haverá um trabalho diplomático conjunto na busca por um acordo com Pyongyang. A situação de momento é considerada “muito perigosa” pela Casa Branca.


https://br.sputniknews.com/asia_oceania/201705048312750-missil-coreia-do-norte-atingiria-russia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário